Bruna Borges
Economia | 30/01/2017 | 08:00
Empresas se antecipam ao ano novo chinês
Redação | com informações de FlashNews
Compartilhar:
O Ano Novo no calendário chinês modifica o dia a dia de dezenas de empresas que dependem de parcerias comerciais. As comemorações de 2017 começaram no dia 27 de janeiro e seguirão até 3 de fevereiro, mas muitas indústrias do país asiático paralisarão a produção até o dia 13 de fevereiro.
“Precisamos de peças importadas que são homologadas pelo setor de Engenharia para reposição. Em virtude do ano novo no Brasil e agora na China, as compras precisam ser antecipadas”, explica a coordenadora de Importação e Exportação da Budny Equipamentos Agrícolas, Francine de Sousa. Segundo ela, o planejamento começou em setembro.
“O custo é um item muito importante no setor de importação e exportação. Por isso, as semanas que antecedem o feriado lá são de muito trabalho por aqui para evitar com que as mercadorias sejam embarcadas antes deste recesso”, pondera a analista de Comércio Exterior da IDB do Brasil Trading, Rita Ronchi.
Em busca de um investimento menor, as empresas são orientadas sobre o aumento do custo do frete desde o mês de novembro nas mercadorias importadas da China. “Com a elevação na demanda, o valor do frete aumenta até março. Por isso, as empresas devem se programar para evitar riscos da mercadoria ficar parada no porto e diminuir os custos”, finaliza.