logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Jornal Gazeta

Economia | 27/07/2015 | 07:30

Esgoto tratado pode favorecer agricultura

Especial de Fernanda Cruz, da Agência Brasil

Compartilhar:

O emprego da água de esgoto tratado (efluente) na agricultura aumenta a produtividade devido aos minerais e nutrientes como nitrogênio e fósforo. A constatação do Núcleo de Pesquisa em Geoquímica e Geofísica da Litosfera da Universidade de São Paulo (USP) é baseada em 15 anos de testes. Todavia, o efluente só pode ser usado atualmente na lavagem de ruas e irrigação de jardins, pois não há legislação que autorize o seu uso no campo.

Para o professor de geoquímica e ambiente da USP Adolpho Melfi, a água usada atualmente na irrigação das lavouras pode ser substituída com segurança pelo efluente, o que pouparia água potável importante no abastecimento das cidades. “A agricultura utiliza praticamente 70% da água que poderia ser para o consumo humano”, explica.

Nos testes realizados, a economia no uso de fertilizantes nitrogenados chegou a 80% no plantio de capim durante um ano de baixa ocorrência de chuvas. O resultado foi uma produtividade de 39 toneladas por hectare/ano, seis a mais do que na simulação com irrigação comum. Com a cana-de-açúcar o desempenho comparativo foi 64,3% melhor.

Para evitar os metais pesados, os efluentes devem ser recolhidos preferencialmente de cidades pequenas, onde o controle é mais fácil e predomina o esgoto doméstico. Quanto aos organismos patogênicos, existem tratamentos que são capazes de eliminá-los. Outra forma de evitar essa contaminação nas plantas é selecionar culturas que passam por tratamento industrializado antes do consumo, como é o caso do café, milho e cana-de-açúcar.