logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 11/11/2021 | 10:03

Esquenta da Black Friday movimenta o comércio de Içara

Estabelecimentos já começam a se preparar para a data, com decoração e descontos especiais

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Tradicional nos Estados Unidos, a Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e vem ganhando mais adeptos a cada ano, movimentando o comércio em um mês até então de poucas vendas. Realizada na última sexta-feira de novembro, neste ano a data cai no dia 26, mas já é possível ver promoções.

“No começo, ninguém acreditava, achava que era algo dos americanos, que não iria se fixar no Brasil. Hoje, não é mais assim. A Black Friday é esperada e um grande alívio para o mercado brasileiro também. Os grandes magazines foram os primeiros a aderir e em seguida o comércio de rua também aderiu”, lembra o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, Paulo Roberto Brígido.

Ele frisa que os consumidores também esperam a data em razão das promoções, muitas vezes já realizando as compras de Natal. “Algumas lojas já estão se antecipando, com o esquenta Black Friday, preparando ofertas, balões na porta, decoração, enfim, trabalhando a data. Sempre há a expectativa para o Natal, mas em novembro a Black Friday vem para ajudar o comércio, em um mês que não tem uma data comemorativa específica. Estamos otimistas”, afirma.

Conforme pesquisa da Fecomércio SC sobre o perfil do consumidor e a intenção de compras em Santa Catarina, o comércio de rua (41,11%) continua como principal destino das compras, mas a internet (38,96%) desponta logo na sequência. A maior parte dos consumidores catarinenses vai procurar por móveis e eletrodomésticos (22,6%), seguidos por roupas (21,9%) e eletrônicos (17,1%).

Quase a metade (47,3%) afirmou que deve adquirir novos produtos para a casa/família e 32,8% pretendem ficar de olho nas oportunidades para compras pessoais. Para garantir o melhor custo/benefício, 92,9% dos consumidores devem realizar pesquisa de preços, sendo que a maioria (46,10%) fará com antecedência, para verificar se os produtos estão de fato em promoção, e 41,30% no período, para escolher o local de compra com preço mais baixo.