James Tavares [Governo de SC]
Economia | 10/09/2015 | 21:13
Estado coloca nova proposta ao magistério
com informações de Edinéia Rauta, do Governo de SC
Compartilhar:
O Governo do Estado apresentou o novo Plano de Carreira do Magistério Público Estadual de Santa Catarina ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) e aos 36 gerentes Regionais de Educação na tarde desta quinta-feira, dia 10. A previsão é para o investimento de R$ 1,4 bilhão ao longo dos próximos três anos.
“O objetivo é descompactar a tabela salarial a fim de restaurar o equilíbrio remuneratório da carreira. Estamos garantindo a descompactação gradual e de forma responsável, com ganhos reais a grande maioria dos profissionais do magistério catarinense”, destaca o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.
No projeto está mantida a vinculação do professor em caráter temporário (ACT) à tabela dos efetivos, além da ampliação de sete para nove referências horizontais. No caso do professor com mestrado, a diferença sobre os profissionais com ensino médio será de 85%. Atualmente, é de 27,3%. Já a vantagem de um professor efetivo estável que tem graduação será de 50%.
“Temos condições primordiais a serem cumpridas para garantir o novo plano como a incorporação de 25% da regência de classe e atividade especializada. Também será preciso trabalhar fortemente a eficiência da gestão para reduzirmos o comprometimento do Fundeb com a folha de pagamento”, explica o coordenador de Negociações do Governo, Décio Vargas.