Economia | 04/10/2021 | 21:49
Estruturas móveis para profissionalização são abertas à comunidade
Apresentação oficial das carretas do Senai ocorreu na noite desta segunda-feira
Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Padeiros, soldadores, eletricistas, pedreiros e programadores de CNC vão ser formados ou qualificados pela Escola Profissional Municipal de Içara a partir desta semana. A estrutura móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi apresentada em ato oficial da Prefeitura Municipal na Avenida Manoel Gregório Pacheco, no bairro Jardim Elizabete, na noite desta segunda-feira, dia 4. Além do espaço próximo da Praça da Juventude Fernando Pacheco, as aulas para 160 inscritos também acontecerão na Librelato e Usipe.
“Hoje visitei algumas empresas e a reclamação é a mesma: falta mão de obra qualificada. É necessária a qualificação. Nossa cidade cresce muito em todos os números, na geração de empregos, exportação de todos os setores, temos uma diversificação enorme da economia, mas nada adianta crescer se não for para qualificar e dar qualidade de vida aos nossos içarenses”, lembra a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso (PP).
“Essa escola vai continuar sendo móvel. Em breve vamos levar as carretas para o bairro Esplanada com o curso de corte e costura, e esse é o intuito, que a gente possa levar para perto das pessoas a possibilidade de profissionalização. Eu sou empresário e sei o quando é necessária essa formação”, completa o vice-prefeito, Jandir Sorato (PP).
“A qualificação profissional dessas pessoas vai trazer renda para elas, para indústria e para o município. Emprego e renda trazem retorno para a cidade”, salienta o vice-presidente regional Sul da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo. A gerente executiva do Senai Regional Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco, lembra ainda que muitos desafios vão aparecer ao longo da caminhada dos alunos, mas será fundamental chegar ao final. “Passa rápido e a oportunidade é única”, ressalta.
“Você pode perder tudo, mas o que você aprende, ninguém tira de você. Queremos sim pessoas profissionalizadas em todos os bairros da nossa cidade. Essa oportunidade de forma gratuita é única”, conclui o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Eduardo Michels Zata. Em Içara, o projeto da Escola Profissional Municipal é acompanhado também pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.