Economia | 28/03/2013 | 17:20
Faturas serão impactadas em abril
Lucas Lemos com informações de Tais Fernandes, da Cooperaliança
Compartilhar:
A desoneração do ICMS na energia elétrica vai impactar os consumidores da Cooperaliança de forma mais expressiva a partir de abril. A diferença chegará a 18% sobre os valores apresentados em janeiro. No último mês, as faturas até tiveram redução, contudo, parcial. Conforme o gerente comercial da empresa, Mateus Dalmolin, o desconto foi menor por ter ocorrido a validade de duas tarifas entre uma leitura de consumo e outra.
“É necessário que seja observado também a quantidade de KWh consumida no período que compreende a fatura. Se a quantidade for maior, o valor pago também será. Acredito que seja válida uma avaliação de tudo o que está sendo consumido durante o mês, do que se pode economizar, e o que é realmente necessário. Hábitos conscientes nos induzem a economia”, sugere o presidente da Cooperaliança, Jorge Rodrigues.
A informação sobre o preço do KWh está no campo Item Faturado da fatura. O documento também apresenta o cálculo de ICMS, PINS e CONFINS (3,65% para não associados e 0% para cooperados), além da COSIP repassada aos municípios. Quando autorizado consta ainda a Contribuição Hospitalar e o serviço de correio no caso da fatura ser enviada para endereço fora da abrangência da cooperativa.