
Economia | 21/02/2011 | 21:42
Fora de protesto, içarenses têm prejuízos
Adriano Ghellere - adriano.ghellere@canalicara.com
Compartilhar:
Os produtores de fumo de Içara já contabilizam prejuízos em função das manifestações da categoria no Vale do Araranguá. Isto é o que afirma o integrante da Comissão Estadual de Fumicultores, Jair Antônio D´Estéfani. Segundo ele, os protestos realizados até agora estão impedindo a chegada do produto até as empresas fumageiras desde o final de semana.
Conteúdo relacionado:
31/01/2011 » Lideranças políticas buscam aumento ao fumo
25/01/2011 » Fumicultores trancam produto em SC
18/01/2011 » Sem competitividade, fumo fica sem reajuste
“Esta ação é irregular e pode ter fim nesta terça feira, dia 22. Os sindicatos do Vale se mobilizaram com um grupo de agricultores e passaram por cima da decisão da federação estadual.”, critica. O assunto será tratado em reunião na própria sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), em Florianópolis, a partir das 8h30.
“Medidas serão tomadas e os manifestos em frente às empresas serão finalizados”, decreta. Dos 180 mil fumicultores no Sul do país, 55 mil estão em Santa Catarina. Içara, sendo o segundo maior produtor do estado, comporta 500 deles. “Acordamos que os agricultores acompanhariam a classificação do produto e caso as empresas não respeitassem esta decisão, tomaríamos medidas mais enérgicas. Mas não. Simplesmente os sindicatos se reúnem no Sul, fecham as fábricas e não respeitam a decisão da Federação”, avalia sobre os encaminhamentos realizados junto com as empresas em reunião no dia 4 de fevereiro.