logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 14/08/2013 | 15:34

Fumicultura cai mais de 22% em cinco anos

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Influenciado pelo aumento dos custos, Darci Soratto resolveu encolher a plantação de fumo. A lavoura neste ano diminuiu quase 16% sobre o último ano. A perspectiva é chegar a 12 toneladas nos cinco hectares que ainda utiliza em Vila Alvorada. Mas para garantir a quantidade e a qualidade, precisará repor então os insumos do solo levados pela última enxurrada.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair D´Estéfani, o caso de Darci retrata a situação de outros produtores da cidade. Além do aumento no preço dos produtos utilizados no campo, os agricultores enfrentam a falta de mão de obra. Por consequência isto também eleva ainda mais os gastos e desestimula a continuidade. “Em áreas mais baixas há o risco também de afogamento da planta”, alerta.

A fumicultura ainda é uma característica agrícola em Içara por ser tradição. Passou por diferentes gerações até que o estimulo maior passasse a ser a migração para a cidade. Conforme Jair, a estimativa é pelo menos 3,5 mil hectares ainda estejam em uso para a cultura do fumo no município. Isto representa uma queda de pelo menos 22,22% nos últimos cinco anos. O plantio foi encerrado neste mês. Já a colheita deverá começar em dezembro.