
Economia | 30/08/2011 | 10:18
Governo anuncia menos álcool na gasolina
Especial de Sabrina Craide, da Agência Brasil
Compartilhar:
A partir de outubro, o percentual de álcool anidro que é misturado à gasolina vai cair de 25 para 20%. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a medida é uma precaução por causa da incerteza sobre a futura safra de cana-de-açúcar.
"Temos que garantir o abastecimento olhando para este ano e para o próximo ano. Verificamos que a safra do próximo ano também não será muito melhor que a atual, então temos que tomar providências desde logo para garantir o presente e o futuro. Essa é uma medida de precaução, uma segurança a mais”, detalha.
Segundo o ministro, a redução do percentual do álcool será adotada por tempo indeterminado. O ministério da Fazenda deve anunciar nos próximos dias medidas de favorecimento do setor. Recentemente, o Governo Federal disse que vai financiar a produção e o armazenamento de etanol e o aporte de recursos para Petrobras Biocombustível.
No ano passado, o governo reduziu o percentual da mistura de 25% para 20% por três meses por causa do aumento do preço do álcool combustível aos consumidores e de problemas de abastecimento em alguns estados. O corte representou cerca de 100 milhões de litros de etanol a mais disponíveis no mercado por mês. Em abril deste ano, o governo ampliou a margem da mistura do álcool anidro na gasolina. O intervalo, que variava entre 20% e 25%, passou para 18% a 25%.