Economia | 06/04/2021 | 20:35
Greve sanitária na rede estadual de ensino está encerrada
Em nota, a categoria reafirmou que continuará a defesa intransigente da vida e de condições sanitárias seguras a toda a comunidade escolar
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
O movimento que pretendia suspender as atividades presenciais na rede estadual de ensino, seguindo apenas com as aulas on-line até que toda a comunidade escolar fosse imunizada contra o coronavírus, não chegou a completar um mês. Deflagrada no dia 8 de março, a greve sanitária foi encerrada nesta terça-feira, dia 6, conforme deliberação da assembleia estadual convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública Estadual de Santa Catarina (Sinte-SC).
Em nota publicada pela entidade sindical, a categoria reafirmou que continuará “a defesa intransigente da vida e de condições sanitárias seguras a toda a comunidade escolar”, embora sem suspender as atividades, proposta que encontrou baixa adesão entre os profissionais.
A categoria também aprovou diversas ações de pressão ao Governo do Estado e ao Legislativo, como a luta pela garantia de vacinação aos profissionais da educação e a derrubada da lei estadual que torna um serviço essencial as aulas presenciais, além da intensificação das denúncias de irregularidades e descumprimento do Plano de Contingência.
Em assembleia unificada realizada nessa segunda-feira, dia 5, os trabalhadores das regionais de Joinville, Florianópolis, Araranguá, Tubarão, Laguna e Criciúma haviam definido que defenderiam a manutenção do movimento, seguindo apenas com o ensino remoto. O coordenador do sindicato para a região de Criciúma, Ênio Leonardo Rocha Candido, foi procurado para comentar o resultado da assembleia desta terça-feira, mas não houve resposta até o fechamento da matéria.