Economia | 16/02/2014 | 07:30
Horário chega ao fim, mas a economia não
com informações da Agência Brasil e Governo de SC
Compartilhar:
Depois de quase quatro meses, chega ao fim o horário de verão 2013/2014. À meia-noite de sábado para domingo, os relógios foram atrasados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em Santa Catarina, a economia com a medida chegou 173 megawatts. Isto equivale a 74,5% da demanda de Florianópolis ou 37% da carga de Joinville. A redução no consumo representa aproximadamente o consumo de um município como Araranguá.
Passado o horário de verão, os consumidores ainda devem colaborar para que o consumo de energia seja reduzido. Algumas dicas já são conhecidas. Entre elas está apagar a luz ao sair de um ambiente, usar lâmpadas fluorescentes compactas, preferir a luz natural durante o dia e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa. É recomendado ainda a pintura de paredes internas e teto com cores claras, que refletem melhor a luz natural.
Na cozinha também é possível economizar energia. A geladeira deve ser aberta o mínimo de vezes possível, retirando todos os itens de uma só vez. Os alimentos não devem ser guardados quentes e o eletrodoméstico não deve ter as prateleiras forradas, porque isso aumenta o consumo de energia. A borracha da porta da geladeira precisa ser mantida também em boas condições, porque veda o interior do refrigerador, evitando um maior consumo de eletricidade.
Na área de serviço, uma das dicas é acumular o máximo de roupas possível para lavar de uma só vez na máquina e usar pouco sabão, para não ter que enxaguar a roupa várias vezes. O mesmo vale para o ferro de passar, que deve ser ligado para passar mais roupas da mesma vez, pois o aparelho consome muita energia cada vez que é ligado. Além disso, o ferro deve ser regulado de acordo com a temperatura indicada para cada tecido.