Economia | 03/05/2023 | 09:00
Içara aguarda oficialização de planejamento da Casan
Compromisso foi assumido por presidente da companhia em março
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Novos investimentos da Casan para melhorias no abastecimento de água foram assumidos com representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo e entidades de Içara. Um cronograma chegou a ser prometido pelo presidente da companhia, Laudelino de Bastos e Silva, durante a audiência em Florianópolis no dia 14 de março para apresentação num prazo de até 15 dias. “Mas só nos enviaram um relatório de atividades realizadas e a indicação de que técnicos estão avaliando os investimentos”, indica o vereador André Mazzuchelo Jucoski, o Polakinho (PSDB).
Para o legislador, novas medidas precisarão ser tomadas para a companhia formalizar um cronograma de investimentos que permitam acompanhar, por exemplo, a construção de novos reservatórios e redes de abastecimento da Casan em Içara. Em Esplanada, o indicativo era de que os equipamentos para o aumento da reservação já estavam inclusive disponíveis. “Queremos agilidade quanto às demandas apresentadas pela comunidade”, acrescenta Polakinho.
Esgotamento sanitário
Além de melhorar o fornecimento de água, o Município também incluiu como pauta o cancelamento da cobrança do esgoto sanitário. Devido a uma lei municipal, a tarifa só pode ser aplicada aos moradores a partir do momento em que 60% das unidades consumidores da área de abrangência estejam interligadas nos bairros Centro, Jaqueline, Jardim Elizabete, Cristo Rei e Raichaski. Entretanto, a fatura desde 2018 poderá recair diretamente ao Município como precatório. Por isso, é motivo de preocupação.