logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 19/03/2012 | 22:28

Içara anuncia situação de emergência

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

A estiagem em Içara é tratada como situação de emergência. Tanto que a cidade realizará o decreto oficial nesta terça-feira, dia 20. A decisão foi acertada em reunião da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Agricultura, Associação dos Produtores de Milho e Feijão, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Conforme o presidente sindical dos agricultores, Jair D´Estéfani, a perda na safrinha de feijão já atinge quase 50%. Isto significa cerca de mil hectares prejudicados pela falta de água. “A previsão é que as chuvas retornem apenas em abril. Até lá o prejuízo será maior. O problema afeta também a criação de gado”, completa.

No caso da agropecuária, falta pastagem. Com isso é preciso comprar ração. Logo, o custo para o tratamento de bovinos eleva. Um levantamento oficial será realizado com a passagem de uma comissão nas propriedades. O relatório checará o impacto também no cultivo do milho. “Apenas a apicultura foi beneficiada e deverá ter uma supersafra”, avalia Jair.

“Convocamos uma reunião com entidades que representam os agricultores por causa das constantes reclamações. Na última semana já foram fornecidos caminhões-pipas para amenizar a falta de água”, relata a secretária da Defesa Civil Municipal, Marli de Faveri.