logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Mariéli Salvador [Prefeitura de Içara]

Economia | 09/06/2016 | 12:17

Içara caminha contra o trabalho infantil

com informações da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

Um diagnóstico deverá indicar ainda neste ano o volume de mão de obra infantil presente no recolhimento de recicláveis, lavação de carros e outras atividades em Içara. “É necessário trabalhar o assunto, para que possamos diminuir os casos”, frisa a coordenadora do Programa de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil, Rita de Cássia Jaques

As denúncias de trabalho infantil devem ser feitas pelo Disque 100 ou no Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia e Rede de Apoio à criança do município.
Com o tema “Não a cadeia produtiva”, o alerta foi levado para as ruas de Içara em forma de caminhada nesta quinta-feira, dia 9. Ao todo, seis escolas participaram da ação antecipada ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil [12 de junho] com a intenção de convidar a população para refletir sobre o cuidado com o trabalho infantil.

“A promoção de momentos como a caminhada precisam ocorrer constantemente para atingirmos uma formação cidadã adequada e um futuro ainda mais preparado”, declara a secretária municipal de Educação, Jaqueline dos Santos. A iniciativa reuniu também entidades e autoridades em frente ao Paço Municipal e seguiu até a Praça do Imigrante.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que 165 milhões de pessoas entre 5 e 14 anos de idade trabalhem, das quais, 74 milhões expostas a atividades perigosas. No país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) calcula que cerca de 4,5 milhões de cidadãos de 5 e 17 anos estão em situação de trabalho, sendo 993 mil entre 5 e 13 anos.

“Foram escolhidas as cadeias produtivas de vestuário, avicultura e construção civil para ilustrar a campanha deste ano que exemplificam algumas concentrações”, frisa Rita. O Peti conta também com a parceria das escolas municipais, estaduais e particulares; Centro de Referência de Assistência Social; Centro de Referência Especializada de Assistência Social; Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI); Conselho Tutelar e outros serviços da sociedade.