Economia | 27/01/2023 | 16:55
Içara integra estudo do Sebrae sobre startups
Quatro empresas içarenses estão entre as 1.301 que compõem o mapeamento
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
O Sebrae Santa Catarina realizou um estudo sobre as startups estabelecidas no Estado e, entre as 1.301 analisadas, estão quatro de Içara. A participação do município contribui para que o Sul seja o quarto maior polo catarinense, com 108 empresas, o equivalente a 8% do total.
Considerando as regiões, 558 startups estão na Grande Florianópolis, correspondendo a 43% do total. A seguir, vêm o Norte com 235 (18%), o Vale do Itajaí com 132 (10%), a Foz do Rio Itajaí com 101 (8%), o Oeste com 87 (7%), a Serra com 47 (4%) e o Meio Oeste com 33 (3%).
Florianópolis é o principal polo do Estado, com 480 startups. Joinville (190), Blumenau (91), Criciúma (55) e Chapecó (51) têm presença forte, enquanto os demais municípios ainda se mostram tímidos, na avaliação do Sebrae – foram 78 citados, com ao menos uma startup.
As cidades do top 10, que inclui ainda Lages, Itajaí, Balneário Camboriú, São José e Palhoça, concentram 80% de todas as startups catarinenses, mas há 20% ou 255 que não estão em nenhum desses polos. “Isso mostra que as oportunidades podem surgir em qualquer lugar do Estado”, conclui o estudo.
Universo analisado
As startups delineadas no mapeamento foram selecionadas a partir de banco de dados do Sebrae, de instituições parceiras e informações públicas do governo. O estudo considerou como startup toda empresa inovadora com potencial de escalabilidade, desde aquelas que estão na fase de ideação até as consideradas grandes empresas, pelo faturamento e quantidade de funcionários.
Elas foram analisadas individualmente, para verificar a adequação ao tema e aos critérios de seleção estabelecidos: ter a inovação no centro do negócio, estar em atividade no momento do estudo, ter sede ou origem e presença da operação em Santa Catarina.
Características
Após a análise de dados, o Sebrae revelou as principais características das startups do ecossistema catarinense:
- A maior faixa etária dos empreendedores está entre 31 e 40 anos;
- A diversidade de gênero entre os sócios e cofundadores é um desafio – 85% são homens;
- O modelo de SaaS (Software as a Service) é dominante, com 32% dos negócios oferecendo esse serviço;
- 612 empresas fazem tecnologia para outras empresas (B2B), enquanto 292 comercializam soluções que ocorrem entre empresas (B2B2C);
- 589 empresas estão há cinco anos ou mais no mercado, enquanto 43% delas estão em fase de operação, 23% em fase de tração e apenas 6% estão em fase de escala;
- 56% são micro e pequenas empresas, 24% se classificam como empresas de pequeno porte, 3% estão como médias ou grandes empresas e 12% ainda não têm faturamento.
Saiba mais
De acordo com um mapeamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), proporcionalmente Santa Catarina concentra o maior número de startups do país, na relação entre número de habitantes e de empresas com essas características.
Elaborado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o Tech Report 2021 aponta que o Estado possui 17 mil empresas de tecnologia em atividade, 15 centros de inovação e oito parques tecnológicos.