Economia | 19/03/2014 | 09:23
Içara será primeira a receber unidade móvel
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
Içara vai ser a primeira cidade de Santa Catarina que receberá a unidade móvel da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC-SC). Trata-se de um projeto pioneiro no país. “Acredito que no próximo mês já saberemos a data certa para que possamos nos preparar pra receber a estrutura. Vamos nos reunir com a Secretaria Municipal de Educação para que os jovens consumidores, que cada vez estão consumindo mais cedo, possam conhecer os seus direitos”, coloca o coordenador municipal do Procon, Giovani Martins da Silva.
A intenção é que a unidade móvel seja instalada na Praça Matriz São Donato. E o objetivo é educar os consumidores, principalmente as crianças, para que elas cresçam sabendo quais seus direitos e como proceder na hora da compra. “Essa iniciativa do Procon Estadual vem auxiliar os Procons municipais na divulgação de um direito que é tão importante, pois as pessoas estão cada dia consumindo mais e com isso cresce também as reclamações e o consumidor bem orientado, com certeza irá fazer valer o seu direito”, ressalta.
A Escola Estadual de Defesa do Consumidor funcionará em um caminhão baú. Com uma abertura lateral, ele se transformará em uma sala de aula com capacidade para 40 pessoas. A sala inclui secretaria, sistema de audiovisual, material didático, ferramentas como vídeos, publicações, materiais lúdicos e oficinas temáticas. Os recursos para o investimento na unidade móvel, da ordem de R$ 1,3 milhão, são do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina, constituído por doações e receitas de condenações e acordos judiciais.
No mesmo encontro que certificou Içara como a primeira cidade a receber a Escola Estadual de Defesa do Consumidor, foi realizado um debate sobre os avanços do Código de Defesa do Consumidor, a educação para o consumo no Brasil, o fundo de reconstituição de bens lesados, o Sindec, correios e a defesa do consumidor, além do treinamento de mídia. “O encontro serviu para uma troca de experiência entre os servidores de todos os Procons de SC, mas principalmente para debatermos os projetos que estão tramitando no Senado Federal que abrange três áreas: comércio eletrônico, superendividamento do consumidor e ações coletivas”, relata Giovani.