Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 01/07/2021 | 18:57
Içara tem saldo positivo de empregos em maio
Dados foram divulgados nesta quinta-feira
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Divulgados nesta quinta-feira, dia 1, pelo Ministério da Economia, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) mostram que Içara fechou maio com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Durante o mês, o município abriu 159 novos postos de trabalho formal, contabilizando 964 contratações e 805 demissões no período.
O desempenho mantém a cidade como a segunda maior geradora de empregos na Região Carbonífera, com 937 novas vagas criadas entre janeiro e maio. Está atrás apenas de Criciúma, que adicionou 2.751 postos de trabalho formais no período.
Com 355 admissões a mais que desligamentos no acumulado do ano, a indústria continua puxando a criação de empregos em Içara e segue no topo da lista do setor que mais emprega na cidade, reunindo 8.655 trabalhadores.
Entre janeiro e maio, o setor de serviços teve 304 contratações a mais que demissões, chegando a um estoque de 4.284 empregos. Mas no total ainda fica atrás do comércio, que emprega 5.110 pessoas após adicionar mais 228 vagas este ano.
Na construção, o contingente com carteira assinada somava ao final de maio 1.393 trabalhadores, com a abertura de 60 novos postos no acumulado do ano. Já na agropecuária, o estoque de empregos diminuiu para 139, pois o setor teve dez demissões a mais que contratações entre janeiro e maio.