logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Gilvan de França [Sindicato laboral]

Economia | 15/03/2021 | 19:35

Iniciam as assembleias dos trabalhadores no setor plástico

Entre as pautas está o pedido de aumento pelo dobro da inflação registrada no período

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Começaram nesta segunda-feira, dia 15, as assembleias para elaborar o rol de reivindicações que os trabalhadores do setor plástico irão apresentar aos representantes das empresas, na campanha salarial de 2021. Entre os itens deliberados está o reajuste dos salários pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, equivalente à reposição da inflação do período, mais ganho real na mesma porcentagem do INPC. A data-base da categoria é 1 de abril.

Os trabalhadores ainda querem o aumento do abono (participação nos lucros) reajustado conforme a inflação e manutenção das cláusulas sociais, além da volta da homologação das rescisões no sindicato laboral e a autorização para deflagrar greve caso as reivindicações não sejam atendidas. A primeira rodada de assembleias reuniu cerca de 200 pessoas em empresas de Criciúma e Içara.

A mobilização ocorrerá até o dia 24 deste mês, nas trocas de turnos das fábricas que concentram a maioria dos profissionais na base do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região. “É o momento de montar a nossa pauta de negociação. Esperamos que os trabalhadores e trabalhadoras entendam este momento. Precisamos estar muito unidos, debatendo as propostas que vão vir do sindicato patronal”, entende o presidente da entidade sindical, Carlos de Cordes, o Dé.

No dia 24 de março, também serão realizadas duas assembleias presenciais, na sede do sindicato que representa a categoria, às 9h30 e 17h30, para elaboração da lista de reivindicações a ser levada aos representantes das empresas. Ainda não há previsão de quando vão começar as negociações entre as partes.