Economia | 27/08/2012 | 08:30
JM celebra aniversário na Nereu Ramos
Especial de Samira Pereira, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
O “Parabéns a Você” especial do fim de semana foi ao Jornal da Manhã, aniversariante de sábado, que comemorou 29 anos com uma festa na praça Nereu Ramos. Durante a manhã, a equipe do JM esteve no Centro do município, distribuindo a edição comemorativa de aniversário e recebendo os convidados e visitantes. Além disso, houve corte de bolo e a realização do programa Eldorado na Praça, apresentado por Antônio Colossi. Durante o evento, o casal João Pedro e Zuleide Herrmann, que fundou o jornal há quase três décadas, falou sobre o início de uma história de sucesso. Para Zuleide, é uma felicidade muito grande ver que a ideia colocada em prática há tantos anos hoje referencia o Sul. “É um orgulho perceber que o JM abrange toda a região. Sinto-me feliz ao ver que os funcionários se empenham para dar continuidade ao trabalho iniciado há 29 anos”, destaca.
Hoje colunista social do JM, Zuleide afirma que o gosto pelo jornalismo surgiu quando ainda trabalhava no Correio do Sudeste, fazendo o suplemento Toda Sexta. “Era a parte do jornal que tinha mais fotos, e as pessoas gostavam de se ver lá. Era uma surpresa para elas. Não fazíamos nenhum tipo de discriminação, todo mundo saía”, recorda. Após o fechamento do Correio, o casal resolveu, então, abrir outro veículo. “Vimos que havia ficado uma lacuna na cidade, as pessoas estavam sem notícias, era necessário algo novo. Hoje, após tantos anos, vejo que o JM é uma empresa que realmente veio para ficar, que registra todos os acontecimentos da região através de profissionais que se dedicam de corpo e coração”, ressalta.
Durante a manhã também passou pela Nereu Ramos o primeiro impressor do jornal, Ildo Dietrich, que recorda com nostalgia dos três anos que trabalhou imprimindo as edições diariamente. Segundo ele, a gráfica funcionava na própria sede, e os jornais ficavam prontos para entrega perto das 3 horas. “A edição ia pra gente imprimir tarde da noite, era um serviço duro, tinha de ser rápido, mas compensador. Trabalhávamos com uma máquina velhinha, tanto é que costumávamos dizer que foi ela que imprimiu a biografia de Dom Pedro”, relata, aos risos.
No evento, funcionários e autoridades passaram pelo microfone da Eldorado para falar um pouco mais sobre a importância e o exercício diário de fazer jornalismo. O historiador Mário Beloli, por exemplo, destacou o papel que o JM teve no decorrer desses 29 anos para deixar registrados os principais fatos da região. Já o deputado federal Jorge Boeira, que passou pelo centro, acredita que “o jornal relata a história do município, que também é nossa. Ele incentiva a economia, faz parte do dia a dia de cada morador. O carinho que sentimos pelo JM é muito grande”, garante.
Próximo ao meio-dia, quem esteve na praça pôde provar o bolo alusivo ao aniversário e cantar o parabéns a você, iniciado pela banda Sambaria. Alvaci de Costa Nunes, que caminhava no centro com o neto Pedro, de três anos, aproveitou a oportunidade para saborear o doce. “Ele adora bolo, e eu também. Vamos comemorar o aniversário do jornal e também provar o bolo. Leio sempre o JM, e admiro o trabalho de quem passa o dia inteiro correndo atrás de notícias para nos deixar bem informados”, garante. É isso o que diz, também, a vice-coordenadora do Sinte, Janete Jane da Silva. Ela afirma ser muito importante o veículo de comunicação continuar vivo através das décadas, pois mantém a população informada sobre tudo o que acontece. “Parabenizo o JM e desejo que ele continue registrando as principais notícias e mostrando a força do jornalismo criciumense”, pontua.
» ESPORTES: Tigre pronto para iniciar a segunda fase
» SEGURANÇA: Ciúme gera homicídio e incêndio de residência