Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 12/12/2014 | 13:27
Jovens empreendedores visitam a Condor
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Aos 51 anos o alemão Augusto Klimmek iniciou a produção de escovas de dente. E desde 1929, já foram criados mais de mil produtos pela Condor. Com atualmente 1,5 mil colaboradores em São Bento do Sul, os artigos podem ser encontrados em 100 mil pontos de venda em 30 países. Pelo menos metade dos lares brasileiros possui um item da marca para limpeza, higiene bucal e beleza.
Os lançamentos, inovações e as transformações tanto dos produtos quanto da gestão ao longo destes 85 anos de história foram apresentados a jovens empreendedores de Içara nesta sexta-feira, dia 12. A visita no maior parque fabril da empresa foi uma das atividades da última assembleia do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores neste ano.
Conforme o diretor geral da Condor, Alexandre Wiggers, as maiores mudanças na gestão ocorreram após o falecimento do fundador devido a falta de planejamento para a sucessão. Os herdeiros que faziam parte da empresa foram divididos nos conselhos de administração, família e acionistas. Além disso, foi criada uma estrutura para a preparação dos futuros gestores.
“Fiquei impressionado com as quebras de paradigma. Talvez se não houvesse essa transição a empresa não existiria até hoje. Outro ponto interessante foi ver que, mesmo com a aquisição de máquinas para a automação da produção, a empresa não precisou demitir funcionários. Os colaboradores foram remanejados”, coloca o secretário da Ajei, Kleiton Avi.