Economia | 15/06/2024 | 16:41
Link Empresarial debate desafios para cidades inteligentes
Encontro de empreendedores ocorreu no lançamento do Smart Hub, em Içara, neste sábado, dia 15
Redação
Compartilhar:
O uso da tecnologia encurta processos, permite que dados transformem-se em informação para a tomada de decisões, inclusive, automatizadas, como no controle do trânsito. E ainda pode ir além, com a possibilidade de indicar o risco, por exemplo, de um aluno não obter aprovação no fim do ano letivo. E essas são somente algumas possibilidades para a aplicação do conceito de cidades inteligentes, que tem ainda como desafio a transformação digital dos municípios e a conexão das pessoas.
Ao todo, 10 elementos para a digitalização das cidades foram debatidos em Içara neste sábado, dia 15. A temática foi escolhida para a primeira edição do Link Empresarial com o CEO da Betha Sistemas, Aldo Garcia, em um novo espaço de empreendedorismo e conexão na cidade, o Smart Hub Içara, no bairro Presidente Vargas. A apresentação para convidados, em conjunto com a Linke, ocorreu com apoio da Associação Empresarial de Içara, Portal Canal Içara e o HUB #Içara, além da Portalmix.
Segundo Aldo, além dos governos, as empresas também podem - e devem - se apropriar do passo-a-passo, como a necessidade de segurança e integridade dos dados, digitalização dos processos, soluções integradas, redesenho dos processos e competências digitais. “É preciso ter pessoas que saibam lidar com a tecnologia e que estejam preparadas para participar”, completa. Ele lista ainda o estabelecimento do governo como plataforma, a conectividade, serviços preditivos e prescritivos, inclusão digital e a melhoria da experiência do cidadão para avançar.
“Uma cidade inteligente permite reduzir custos, elevar a eficiência e criar um ambiente cada vez mais propício para empreender. É mais do que o uso da tecnologia, é uma cultura que abrange também as pessoas, que são o foco. Cada cidade tem suas particularidades, mas todas são capazes dessa transformação. Ao abordar o tema, proporcionamos a troca de experiências, a qualificação do debate e a construção de soluções em benefício da comunidade”, ressalta um dos realizadores do encontro, Lucas Lemos.
Smart Hub Içara
Com mais de 9 mil CNPJs ativos, atualmente segunda cidade que mais gera valor econômico no Sul de Santa Catarina, o Smart Hub chega em Içara para criar um novo ambiente de conexão e desenvolvimento de negócios. “É um prédio inovador, feito de metal, com espaços que podem se adaptar as necessidades das empresas, ideal para agências, startups e outros segmentos que podem se complementar como um cluster”, ressalta o proprietário, Juan Garcia.
A estrutura de três andares fica próxima de uma das rodovias mais movimentadas de Santa Catarina, a Paulino Búrigo (SC-445). No primeiro pavimento estão os banheiros (masculino e feminino) e quatro opções de salas-containers. No segundo andar há mais quatro espaços. Já o nível superior está um ambiente integrado com deck externo. “A cobertura será nosso espaço para atividades internas de conexão e também para locação para eventos”, completa Juan.
“Estruturamos a lei do coworking com o Poder Executivo e contamos com o apoio do Poder Legislativo para que a cidade estivesse preparada para oferecer ambientes como o Smart Hub. A promulgação ocorreu no aniversário de Içara, no dia 30 de dezembro, em 2021. Desde então, essa oportunidade tem sido trabalhada no município com empreendedores. Percebemos uma demanda cada vez mais latente e que agora poderá ser atendida”, pontua o presidente da Associação Empresarial de Içara, Marco Aurélio Périco Góes.