logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 10/03/2021 | 10:57

Menos papel e mais agilidade com a tecnologia

Com uso da tecnologia, Rio Deserto eliminará consumo de quase 200 mil folhas de papel por ano

Redação | com a colaboração de Vanessa Nordio, das Empresas Rio Deserto

Compartilhar:

A digitalização elimina papel, aumenta a eficiência, promove agilidade, economiza recursos e também tempo de trabalho. Na Rio Deserto, a estimativa é que, já neste ano, quase 200 mil folhas de papel A4 deixem de ser utilizadas com o uso da tecnologia. Entre as mudanças, está a implantação do Código QR para a identificação dos colaboradores, por exemplo, na obtenção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e nos treinamentos.

Conforme o engenheiro e coordenador de segurança do trabalho da Rio Deserto, Jonathann Nogueira Hoffmann, antes da implantação do sistema de leitura do Código QR, as ações demandavam que o colaborador assinasse papéis, sendo depois lançadas as informações no sistema e armazenados os documentos físicos. “O objetivo do novo sistema é facilitar a gestão do processo, gerir estoques e requisições e, principalmente, reduzir drasticamente o consumo de papel. Com o Código QR, tudo se tornou rápido e ágil”, disse.

O uso do cartão com o Código QR deu tão certo que já é utilizado pelos colaboradores também para retirar o lanche (no caso dos mineiros de subsolo), além de outras ações. “Trata-se de um código criptografado e seguro, já considerado indispensável para os colaboradores da Rio Deserto”, ressalta Jonathann.

Outra mudança já implantada na Rio Deserto é o envio da folha de pagamento aos colaboradores por meio de um aplicativo. “Hoje é difícil quem não tem um celular. Com o uso do aplicativo, a folha de pagamento é enviada ao colaborador nos primeiros dias do mês. O colaborador pode visualizar, gerar PDF, e também pode verificar os históricos. É um sistema seguro, que atende as questões legais e garante mais facilidade aos colaboradores e à empresa”, sublinha a coordenadora do departamento de Recursos Humanos da Rio Deserto, Jaci Baggio Vieira.

O coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da Rio Deserto, André Dalsasso, ressalta que a diretriz estratégica é utilizar a tecnologia para automatizar e digitalizar processos da empresa, melhorando a eficiência operacional e reduzindo custos. “Neste ano, também já realizamos a entrega de um aplicativo para controle das Permissões de Trabalho, utilizadas nas unidades produtivas da Rio Deserto. Também estamos estudando outros processos nos quais podemos substituir o uso de papel pelo meio digital, garantindo agilidade e confiabilidade das informações”, afirma.