logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 24/03/2022 | 08:00

Mercado de picolés e sorvetes aumenta, mas vendas por empresa ficam abaixo da expectativa na temporada

Fatores como o comportamento do tempo e a alta nos insumos influenciaram no faturamento

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Quem produz e vende picolés e sorvetes tem no calor um grande aliado. Mas embora a temporada de verão tenha se caracterizado por períodos de temperaturas em alta, o incremento nas vendas não alcançou as expectativas dos empresários que atuam nesse segmento em Içara. Entre os fatores está o comportamento do tempo, alta de insumos e também a divisão do público consumidor com novas unidades de venda.

“Tivemos semanas de calor intenso, mas não foi a regra para a temporada inteira. Isso fez com que aumentasse a venda para consumo em casa. Com as temperaturas mais amenas na maior parte do tempo, a venda entre o grupo que consome no local ficou estável”, expõe o gestor da Star Sorvetes, Lucas Guglielmi Heckler.

Mesmo assim, ele diz que ficou dentro do esperado o desempenho obtido pela sorveteria localizada no bairro Vila Nova, que oferece mais de 60 opções de picolés, mais de 30 sabores de sorvetes em pote e bufê de sorvetes com 18 sabores diferentes. “Nós tivemos uma temporada de verão bem interessante, com um incremento de 5% no volume de vendas, se comparado com a temporada anterior”, aponta.

Com um público formado basicamente por revendedores, a Içabom registrou queda no volume de vendas, em comparação à temporada anterior. “As vendas foram satisfatórias, mas devido ao aumento dos combustíveis, caíram em média 30%, porque muitos vendedores desistiram”, justifica João Batista Luiz, sócio proprietário da empresa sediada no bairro Aurora, que produz kits de picolé e sorvetes em potes de dois litros.

Ampliação de mercado

Por outro lado, um dos proprietários da Saju Sorvetes, Edson Luiz Coelho Júnior, tem uma percepção diferente da temporada. “O verão foi considerado bom. Tivemos períodos de muito calor e isso refletiu bastante nas vendas. Em relação ao ano anterior, o aumento nas vendas ficou entre 20 e 25%”, estima.

O desempenho foi ajudado também pela abertura de uma nova loja no Centro de Içara. No mercado desde 2018, a empresa tem fabricação própria e desde 2019 já contava com um ponto de venda no bairro Boa Vista com 15 sabores de picolés e 24 de sorvetes em potes, casquinhas, coberturas e bufê de sorvetes com 20 sabores. “Acredito que a cada ano vai melhorar mais. É um produto novo, uma marca nova, que as pessoas ainda estão conhecendo”, completa.