logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 20/03/2013 | 10:34

MIV aguarda posição contrária de Dilma

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

A posição contrária ao carvão mineral na matriz energética do Brasil já foi manifestada pelo Movimento Içarense pela Vida. Mas esbarra na mobilização de parlamentares estaduais, federais e o Governo do Estado em benefício da atividade. A força política ficou nítida com manifestações em Brasília nesta última terça-feira, dia 19. E como resposta, o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, garantiu a inclusão de termoelétricas em novos leilões.

Conteúdo relacionado:
19/03/2013 » Carvão Mineral é defendido em Brasília
25/11/2011 » MIV pede auxilio para Ideli Salvatti


"Não temos dúvida de que a classe política é favorável ao carvão. Mexe muito com a economia. Mas vamos aguardar a posição da presidente Dilma Rousseff. Ela tem compromisso internacional de reduzir a poluição. Por isso acreditamos que não vai aceitar a inclusão do carvão mineral nos leilões de energia", coloca um dos integrantes do MIV, Renato Brígido.

Em novembro de 2011 a ministra de Relações Institucionais Ideli Salvatti esteve numa reunião com o MIV. E no encontro recebeu dados sobre o impacto ambiental e cópias das gravações telefônicas de agentes políticos da cidade que resultaram no Escândalo das Cédulas. A integrante do Governo Federal, por vez, revelou o apelo das mineradoras e a resistência da presidente em discutir a inclusão do carvão. "Fizemos a nossa parte", pontua Renato.