Economia | 24/06/2013 | 18:20
MIV faz contraponto sobre carvão mineral
Lucas Lemos com informações de Rony Ramos, da Agência AL
Compartilhar:
O Movimento Içarense pela Vida fez o contraponto no seminário “Panorama Energético e o Carvão Mineral”. O tema foi debatido sob a mediação do presidente do Sindicato da Indústria de Extração do Carvão Mineral catarinense, Ruy Hülse. O evento ocorreu em Florianópolis com as assembleias legislativas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, dia 24.
“Os meios de comunicação repetem e repetem que a energia é limpa e barata. Mas é barata para quem e a custa de quê?”, reclama o içarense Gilmar Bonifácio. “Não vi até agora ninguém calcular os milhões de litros de água que são retirados do solo para lavar o carvão e depois devolver esta água poluída ao meio ambiente”, completa.
No entendimento do vereador de Bagé (RS), Antenor Teixeira (PP), as pessoas contrárias devem apresentar alternativas. “Precisamos pressionar o Governo Federal para disponibilizar a tecnologia pela produção mais limpa do carvão mineral”, completa. De acordo com o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan, todos os meios de produção têm problemas ambientais, como na Amazônia com a produção hidrelétrica. Por isso o pedido é de isonomia.