logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 12/12/2012 | 00:01

MP enaltece interesse em saneamento

Especial de Samira Pereira, do Jornal da Manhã

Compartilhar:

Ao contrário do que esperavam, moradores do bairro Jaqueline ouviram da promotora Maria Cláudia Tremel de Faria que a construção das caixas elevatórias do sistema de esgoto sanitário podem se tornar realidade. Os içarenses se mobilizaram para reiterar a indignação na audiência pública realizada na noite de terça-feira, dia 11. O ato no Centro Comunitário tinha a intenção de pedir a revisão do projeto para a extinção das caixas.

Segundo Maria Cláudia, há um procedimento administrativo no Ministério Público para analisar a obra. “Por ora, não encontrei nenhuma irregularidade no que diz respeito ao meio ambiente. Sei que os moradores não estão contentes, alegando a desvalorização do imóvel e transtorno nas obras. Mas o saneamento básico é de interesse público, é para promover a dignidade do cidadão”, afirma.

Dezenas de pessoas compareceram, portando faixas, apitos e bandeiras. Um dos idealizadores do movimento, Ronaldo Marques da Silva explica que a intenção é chamar a atenção do descaso ao bairro. “O projeto de construção foi feito em 2006, quando Içara tinha apenas 38 mil habitantes. Hoje, este número já subiu para 60 mil. Além disso, ele devia ser revisado anualmente, coisa que nunca aconteceu”, informa.

“Estamos numa área urbana, isso vai trazer doenças, animais, sem falar do cheiro ruim. Convidamos os legisladores para participarem desta reunião, mas eles não vieram. Isso é um desrespeito. E sabe por quê? Porque estavam em uma sessão extraordinária aprovando o aumento dos salários deles próprios, do prefeito e do vice”, coloca o morador. O único vereador que compareceu ao encontro foi Antônio de Melo (PMDB).

Ainda na ocasião, alguns moradores deram seu relato sobre o que acham da situação e os problemas que veem na execução do projeto. Para José Fernandes, por exemplo, essa é uma causa justa, em favor de todo o bairro Jaqueline. “Eu sei que saneamento básico é sinônimo de saúde, mas somos contrários às elevatórias aqui, porque elas trazem doenças e animais peçonhentos. Dizem que as caixas são necessárias, mas não são, até porque existe um desnível do centro até aqui e o esgoto pode correr tranquilamente através da gravidade. Isso é desnecessário”, garante.


Outros destaques da edição do Jornal da Manhã:

» ECONOMIA: Aeroporto mantém gestão público-privada

» SEGURANÇA: Líderes do tráfico são presos em megaoperação