Economia | 11/07/2024 | 20:46
Mulheres Cooperativistas da Cermoful estão prontas para formatura
Última aula foi realizada no bairro Presidente Vargas com 40 participantes
Especial de Kênia Pacheco, da Cermoful Energia
Compartilhar:
A gratidão pela oportunidade e pelos conhecimentos adquiridos foi expressada de maneira emocionante pelas participantes do projeto Mulheres Cooperativistas durante a última aula do curso, realizada na quarta-feira, dia 10, no bairro Presidente Vargas, em Içara. Para fechar com chave de ouro a quarta edição do programa, a formatura das alunas está confirmada para a próxima sexta-feira, dia 19,a partir das 19h, no salão de festas da Linha Batista, em Criciúma.
Com a presença do presidente da Cermoful, Rudy Recco, e do vice-presidente, Marcos Paulo Bertotti, a reunião de encerramento da quarta turma do projeto, destacou o impacto positivo que o curso teve na vida das 40 alunas envolvidas. “Conversando com as mulheres, elas estão muito felizes. É gratificante para nós escutar os agradecimentos pela oportunidade que a Cermoful trouxe para elas. E eu também só tenho a agradecer a todos que puderam ajudar, a organização, professores, palestrantes e à igreja que cedeu o espaço”, afirmou Recco.
O último dos 11 encontros semanais desta edição aconteceu no salão de festas da Igreja Santa Rita de Cássia. O projeto visa capacitar mulheres associadas e familiares residentes na área de abrangência da cooperativa em Criciúma e Içara.
Além dos conteúdos apresentados, a troca de experiências entre as participantes também foi um dos pontos positivos, destacou a aluna Cristiane Vieira de Matos. “Cada uma contou um pouco da sua história, nos tornamos amigas para a vida. O projeto ensina a gente a ser melhor, a pensar mais como mulher, a ter mais perspectiva de empreendedorismo, de cooperativismo”, disse Cristiane.
A agricultora e dona de casa Rita de Cássia da Silva Martinhago já está repassando os conhecimentos que recebeu. “Aqui no curso eu entendi que a gente sempre pode ter um algo a mais. Tudo que a gente aprende aqui, a gente passa para os filhos, noras, filhas, para o marido. É muito gratificante”, garantiu Rita.
Durante a aula de encerramento, o presidente da Cermoful anunciou os preparativos para a formatura e confirmou a próxima edição do projeto. “Agora vamos fechar com chave de ouro, com a formatura desta turma, e já vamos preparar o quinto encontro das Mulheres Cooperativistas”, antecipou Recco.
Realizado pela Cermoful com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), o programa Mulheres Cooperativistas aborda temas como oratória, inteligência emocional, relacionamento e desenvolvimento interpessoal, liderança feminina, educação cooperativista e empreendedorismo. Nos mesmos moldes, a Cermoful também desenvolve o projeto Jovens Cooperativistas.