Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 06/06/2018 | 07:00
Novas regras são definidas para TV por assinatura
Especial de Luciano Nascimento, da Agência Brasil
Compartilhar:
O carregamento da transmissão digital das geradoras locais da TV aberta pelas distribuidoras de sinal por assinatura se dará por negociação individuais entre as empresas a partir de agosto. Atualmente, a obrigatoriedade de carregar o sinal vale apenas para os canais analógicos. A Anatel também determinou que, caso não haja acordo, as geradoras locais poderão exigir o carregamento gratuito do sinal. Caberá à agência reguladora decidir sobre o conflito.
Outro ponto em discussão previa a obrigatoriedade de as empresas de TV por assinatura distribuírem a seus assinantes caixas híbridas, uma espécie de conversor, que também pudessem receber os sinais de todos os canais locais das TVs abertas. As empresas estimavam que o custo adicional para adquirir o equipamento ficariam em torno de R$ 465 milhões.
O entendimento da Agência Nacional de Telecomunicação foi de que o processo de desligamento do sinal analógico em curso incentiva a troca dos aparelhos de televisão. Para famílias incluídas em programas sociais, existe distribuição de receptores do sinal digital. As duas iniciativas, segundo a agência, garantiriam o acesso aos sinais das geradoras locais.