logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Patrick Pleul [Agência Lusa]

Economia | 23/09/2015 | 09:32

Onze milhões de carros foram adulterados

com informações da Agência Lusa

Compartilhar:

O grupo alemão Volkswagen anunciou que mais de 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo foram equipados com um tipo de motor que poderia distorcer os dados de emissão de gases. Em comunicado, o grupo faz questão de esclarecer que "os veículos novos do grupo Volkswagen com motores diesel UE 6, atualmente disponíveis na União Europeia, estão em conformidade com os requisitos legais e as normas ambientais", mas que os veículos com motores tipo EA 189 poderão ter discrepâncias nos dados das emissões.

A Volkswagen não especificou quantos modelos serão afetados pela decisão, mas alguns dos veículos que incluem esse motor são o Golf, Jetta, Beetle da Volkswagen e o Audi A3.
A Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos acusou a empresa de adulterar o desempenho dos motores por meio de um software. A alteração pode resultar em multa de até US$ 18 bilhões. Desde então, a marca suspendeu as vendas. A estratégia da Volkswagen para o mercado norte-americano previa vender carros a diesel com motores poderosos e poucas emissões de gases – uma forma de ganhar cota, já que no ano passado as vendas nos Estados Unidos tinham caído 10%, para 366.970 unidades.