Economia | 14/08/2013 | 22:17
Para empreender é preciso de ideias
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Da dificuldade de um garçom em lavar itens surgiu a Bombril. Para o agrupamento de papeis foi criado o clipes. Para ser um empreendedor de sucesso, o mais importante é ter uma boa ideia. Essas oportunidades podem ser observadas com a observação das necessidades já existentes ou então da criação do desejo de consumo de produtos ainda não disponíveis.
Ronaldo Benkendorf é atualmente diretor comercial do Orbenk. O grupo é igualmente a tantos outros um exemplo sobre como é possível gear riqueza através das oportunidades. Começou pela necessidade do pai dele se alimentar. As refeições eram ganhas enquanto fazia a jardinagem gratuitamente. Foi assim que percebeu que também dava para cobrar pelo serviço. Logo foi necessário mais gente. E dai surgiu um negócio. Hoje são mais de 5 mil trabalhadores na terceirização de serviços.
O empresário enaltece que para o sucesso é preciso conhecer desde o chão até o alto escalão, além de se atualizar ao mercado. Ele mesmo ressalta que já precisou atuar na jardinagem após ter feito a venda para o Besc. "Os funcionários do banco ficaram me olhando porque dias antes havia estado lá de terno. A maioria quer colher, mas não quer passar pelo suor da semeadura", grifa.
"Para quem tudo está dando errado, amanhã algo de bom vai acontecer. É preciso estar preparado. Para quem tem tudo de bom, amanhã também vai acontecer algo de ruim. Igualmente é necessário se preparar", coloca. Essa preparação inclui também a possibilidade de execuções judiciais e a imposição legislativa. "O governo olha para nós como uma vaca leiteira", compara. "Se não deu certo em um segmento, isso não significa que não é possível iniciar um novo negócio e dar a volta por cima", também recomenda.
Os conselhos de Ronaldo foram repassados na palestra realizada pela Associação de Jovens Empreendedores de Içara nesta quarta-feira, dia 14. Conforme o presidente do núcleo Jovem, Alex Michels, o evento foi uma oportunidade de encorajar novas ideias. "Essa é uma das nossas funções. Queremos gerar capacitação para que as pessoas possam enxergar novas possibilidades de empreender", pontua.