Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 09/03/2017 | 13:00
Páscoa terá menos ovos e mais chocolate
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
O volume de chocolates deve aumentar na Páscoa de 2017, mas com valor agregado menor. Na prática, isto significa a oferta de mais quilos, contudo, com preço mais acessível devido a opção principalmente pelas caixas de bombons e barras em detrimento dos ovos. A estimativa das principais redes de supermercado de Içara é de um incremento entre 8% e 25% nas vendas.
“As maiores empresas cortaram a variedade de ovos. O investimento vai ser maior em opções infantis. Além disso, a oferta das caixas de bombom e barras será ampliada para garantir alternativas de valor mais acessível”, indica o empreendedor Sidnei Castagnetti. Segundo ele, os ovos chegaram a representar até 80% da oferta em 2016. Todavia, desta vez será de 50%.
No Abimar, por vez, o empresário Custódio Abílio ainda aponta a participação dos ovos de chocolate como 60% dos itens que atenderão a Páscoa. “As novidades ainda não estão nas prateleiras, mas chegam nesta semana”, afirma. Já no Giassi, a estimativa é que os ovos fiquem limitados a quase 30% dos produtos destinados à esta época.
“Nos preparamos com alguns kits de chocolate, compostos por barras e bombons, e colombas pascais, ambos preparados para presente”, indica o gerente comercial do Giassi Supermercados, Noedir Benfato. O estoque foi ampliado de 20 a 25% em relação ao ano de 2016. Entretanto, a compra de ovos foi reduzida em cerca de 15%.
Procon realizará pesquisa neste mês
A variação de preços entre os mercados vai ser apontada pelo Programa de Orientação ao Consumidor em uma nova pesquisa neste mês. “A gente fará uma tabela e os estabelecimentos preencherão com os valores”, explica a coordenadora, Karoline Luiz Calegari Naspolini. Em consequência das atividades alusivas ao Dia Internacional do Consumidor [15 de março], a coleta de informações deverá ocorrer após o dia 20.