Economia | 14/09/2016 | 07:00
Pesquisadores inovam com sensor térmico
com informações de Milena Nandi, da Unesc
Compartilhar:
Cristais líquidos poderão aumentar a eficácia no monitoramento das linhas de transmissão, cabos e conectores de energia elétrica. A inovação desenvolvida na Unesc reage a diferentes temperaturas da rede através de três cores: branco (até 75º C), azul (75º C a 90º C) ou preto (acima de 90º C, o que é sinal de problemas). Ao todo, foi garantido para o estudo R$ 1,3 milhão pelo Programa Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Celesc/Aneel.
“Buscamos desenvolver um novo sensor térmico, de fácil aplicação e interpretação, que indique em cada conexão ou equipamento a alteração da temperatura através da variação de cor. O trabalho de inspeção não dependeria mais das câmeras e pessoas com treinamento específico para operar o equipamento com infravermelho”, ressalta um dos pesquisadores, professor da universidade e doutor, Alexandre Gonçalves Dal Bó.
A próxima etapa será a submissão do trabalho a novos editais para o aprimoramento do protótipo iniciado no Laboratório de Processamento Avançado de Polímeros em 2013. O projeto envolveu também a participação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais; Mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais; além dos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.