Marcelo Camargo [Arquivo/Agência Brasil]
Economia | 26/02/2018 | 07:00
Pessoa com deficiência pode pedir pela internet gratuidade em viagens
Especial de Pedro Rafael Vilela, da Agência Brasil
Compartilhar:
O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação lançou um portal exclusivo para usuários do programa Passe Livre, que assegura a pessoas com deficiência e de baixa renda o direito de gratuidade no transporte rodoviário interestadual. Até então o cartão que dá acesso ao benefício, em vigor há cinco anos, só podia ser solicitado mediante o envio de formulário e documentação pelos Correios. O novo canal está disponível em portal.transportes.gov.br.
Atualmente, o Passe Livre beneficia 200 mil brasileiros, mas o potencial é de atender a pelo menos 2,5 milhões de pessoas segundo as estimativas do cadastro de Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Ministério da Previdência Social. Têm direito a solicitar a gratuidade portadores de deficiência física, mental, auditiva, visual, múltipla, com ostomia ou doença renal crônica, e cuja renda média da família seja de no máximo um salário mínimo por pessoa.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, as transportadoras de passageiros de serviços interestaduais e internacionais são obrigadas a garantir o embarque ou desembarque de pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida por meio de plataformas elevatórias. Elas também precisam dispor de cadeira de transbordo. As especificações são definidas pelo Inmetro e a fiscalização compete à própria agência. Qualquer irregularidade observada pelos passageiros pode ser informada à Ouvidoria da ANTT pelo telefone 166.