Economia | 20/03/2015 | 09:34
Plano de Negócios: saiba como fazer
Vanessa Freitas - vanessa.freitas@canalicara.com
Compartilhar:
Qual é a primeira etapa para montar uma empresa? Um Plano de Negócios, afinal, você não faz uma viagem no final de semana sem antes pesquisar um hotel, os pontos turísticos, o valor a ser gasto. Por este motivo é imprescindível sim, empregar um tempo para por na ponta do lápis as necessidades, objetivos. Basicamente um plano de negócios é um mapa a ser seguido. Hoje vamos conhecer alguns passos para elaborar um plano de negócios de maneira simplificada.
1. Sumário Executivo: Consiste em uma apresentação da empresa, com o resumo dos principais pontos do planejamento estratégico: produto/ serviço, público alvo, missão, visão valores, dados dos empreendedores, capital social, fonte de recursos, segmento de atividade
2. História da Empresa: Este item tem como objetivo auxiliar na busca por recursos de terceiros. Devem entre outros, conter a fundação da empresa, e evolução, forma de organização, descrição de produtos ou serviços, exposição de todas as obrigações, histórico de empréstimos anteriores.
3. Produtos e Serviços: Descrever os produtos e serviços da empresa, destacando as características que diferenciam seu produto do concorrente.
4. Análise de Mercado: Buscar informações sobre o mercado, público alvo, localização, concorrentes, oportunidades e ameaças.
5. A Concorrência: Analisar o mercado com o concorrente, seus pontos fortes e fracos, a maneira de movimentação a longo e curto prazo, a exigência do consumidor quanto a qualidade, durabilidade, preço. Definir qual parcela do mercado pretende atingir nos próximos 3 a 5 anos.
6. Marketing: Descrever todas as atividades relacionadas a venda e ajuda a definir a melhor estratégia. Podemos utilizar os 4 P’s do marketing como ferramenta, Preço, Praça,Produto, Promoção.
7. Manufatura e Operações: Neste item devemos relacionar o produto, a qualidade, a localização e o tamanho da fábrica, indicar o tempo de produção, o custo, são detalhes relacionados ao produto, a fábrica e a maneira da sua produção.
8. Gestão: Traçar os objetivos da empresa, o desempenho de crescimento e a necessidade de mão de obra qualificada. Prever o aumento de despesa com salários e treinamentos. Apresentar as experiências e competências de gestão dos sócios, a fim de facilitar a solicitação de um financiamento.
9. Projeções Financeiras: Consiste em uma análise de todas as previsões de investimentos, vendas, despesas administrativas, comerciais, produção, logística, para verificar a viabilidade da empresa. E análise econômica, como ponto de equilíbrio, lucratividade, retorno do investimento.
Achou difícil? Saiba que o plano de negócio é a melhor maneira de verificar a viabilidade da empresa evitando perdas e prejuízos futuros. Há diversas ferramentas para auxiliar sem a necessidade de contratar um profissional que, muitas vezes, não cabe no orçamento no período inicial da empresa. E não esqueça o plano de negócios não é algo estático, ele deve ser atualizado constantemente.