Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 17/05/2017 | 16:00
Postos abandonam etanol devido a elevação do preço
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Os reflexos do preço atrativo para a exportação do açúcar estão no mercado interno brasileiro. O álcool já sumiu das bombas da maioria dos postos de combustíveis e o consumo está cada vez mais em queda. Em Içara, apenas o Posto Tigrão mantém o etanol disponível na bomba, atualmente, limitado ao abastecimento de somente 5 mil litros ao mês. O volume representa 3,57% do que é comercializado, por exemplo, em gasolina.
"O preço atualmente compensa em locais com refinaria. Aqui o estoque serve apenas para os veículos que são movidos exclusivamente a álcool. São cada vez menos. E a maioria é de fora em passagem pela cidade”, indica o proprietário do Posto Tigrão, Donato Casagrande. "Não vendemos mais devido a baixa procura. Não dá para ter estoque sem venda", acrescenta também o gerente do PostoRossi, Emílio Fermo.
Para compensar o álcool em veículos flex, o preço não pode ultrapassar 70% ao valor da gasolina devido ao consumo ser mais elevado. Entretanto, o mercado na região carbonífera está distante desta realidade. Atualmente a gasolina varia de R$ 3,46 a 3,49 em Içara. Já o etanol é oferecido por 3,29. Isto significa até 95,08%. A opção mais econômica é o Gás Natural Veicular por R$ 1,89, entretanto, com a necessidade de vistoria anual.