Economia | 03/07/2014 | 10:47
Preço do gás deve subir na próxima semana
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
Dona Rosimere Paulino costuma pagar R$ 38 no botijão de gás. Um valor alto em sua concepção. E quando ficou sabendo que esse valor pode a partir da próxima semana sofrer um aumento de cerca de 5%, não ficou nada contente. “Pagar luz, água e gás não é fácil. E o que pagamos já não é nenhum pouco barato. Então quando sobe o preço, ficamos ainda mais descontentes. E a tendência parece que vai ser essa, sempre pagar mais e mais”, lamenta.
O aumento no preço do gás de cozinha está previsto para todo o estado de Santa Catarina. De acordo com o presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás do Sul do Estado (Sirgás), Fernando Bandeira, é um reajuste já previsto e que acontece anualmente. “A data base para o dissídio da categoria fecha sempre no mês de junho quando há o reajuste do preço. Isso é reflexo também do aumento salarial dos funcionários das empresas revendedoras que já ocorreu nos meses anteriores. O percentual irá variar de acordo com cada região do estado, mas deve ficar na média dos 5%”, garante.
Os consumidores, no entanto, só passarão a sentir o aumento a partir da próxima semana. Segundo Bandeira, fica a critério de cada empresário aumentar ou não o preço assim que receber o reajuste. “Por ora, se mantém a mesma coisa, porque ainda não foi repassado nada. Mas de fato teremos um aumento a partir de segunda-feira e o ideal é que todas as empresas adotem o novo valor, mas isso vai depender da cidade e do acordo da categoria”, afirma o presidente da Sirgás.
Nos estabelecimentos de Içara, por enquanto nenhuma novidade. “Não recebemos nenhuma noticia de reajuste e aumento de preço”, ressaltou a proprietária de uma loja. “Sempre que temos algum aumento, dificilmente acompanhamos. Porque aqui em Içara tem a coisa da competitividade muito acirrada. Não funciona com um aumento em conjunto, muitos quando recebem o reajuste, acabam baixando o preço para vender mais que os outros que estão aumentando”, acrescenta a proprietária de outro estabelecimento.