Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 11/12/2020 | 16:06
Previsão é que abastecimento de água em parte de Içara seja normalizado somente no sábado
Falta de água em algumas comunidades de Içara dura desde quarta-feira
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Sexta-feira ensolarada e quente. Parece perfeito para quem pretende lavar as roupas acumuladas da semana. Contudo, a falta de água tem impedido até mesmo o banho ou a limpeza da louça em algumas comunidades de Içara desde quarta-feira, dia 11. A previsão mais positiva é que a normalidade seja alcançada somente nesta próxima madrugada.
A adutora afetada atende Vila São Jose, São Rafael, Poço Oito, Poço Três, Aurora, Barracão, Rio dos Anjos, Jardim América, Vila Nova, Vila Alvorada, Sanga Funda, Coqueiros, Boa Vista e Lombas Pedreiras. A indicação nestes locais é de uso ainda mais consciente da água, ou seja, com a priorização das necessidades básicas.
Conforme o chefe da agência da Casan em Içara, Rodrigo Feltrin Fernandes, a demanda comum nas localidades atingidas é de 4 milhões de litros por dia. O desafio é oferecer este volume (ou até mais por causa do calor), ainda encher toda a tubulação que chegou a ficar vazia e garantir pressão adequada.
A interrupção do serviço iniciou com a manutenção da Estação de Tratamento do Balneário Rincão. Na noite de quarta-feira houve o retorno, mas uma adutora em Lombas Pedreiras sofreu um deslocamento. Outros problemas ainda surgiram e os reparos foram concluídos às 19h de quinta-feira, entretanto, o elevado consumo de quem já teve o reabastecimento ainda impede a normalização nos pontos mais elevados e distantes do litoral.