Economia | 10/10/2013 | 13:42
Procon dá dicas para o Dia das Crianças
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Ainda não escolheu o presente para o Dia das Crianças? Então é bom lembrar que além da questão do preço, é preciso observar também se o produto está dentro das normas de comercialização e segurança. “Com inúmeras variedades de brinquedos, os pais podem ficar perdidos sobre qual presente comprar. No entanto, alguns detalhes devem ser observados antes de adquiri-lo”, aponta o coordenador do Programa de Orientação ao Consumidor, Giovani Martins.
Entre os cuidados está a verificação da faixa de idade recomendada para cada produto e o risco que oferecem, por exemplo, ao terem itens cortantes. Nos brinquedos, a certificação aparece com um selo do Inmetro. “É importante, pois o produto pode conter pequenas peças soltas e que podem ser facilmente engolidas por crianças abaixo da faixa etária indicada”, sublinha Giovani.
O Procon também orienta que a compra ocorra no comércio formalizado. “Desta forma, além de garantir a possibilidade de troca na apresentação de um vicio, o consumidor sabe que aquele produto é original e não se trata de uma pirataria ou de um brinquedo que entrou no mercado brasileiro de forma ilegal”, indica o coordenador.
No caso de produtos importados, as informações sobre o fornecedor ou importador devem estar dispostas na embalagem e o manual precisa ser em Português. Na compra de roupas, a troca em caso de falha é obrigatória. É preciso se atentar ainda a possibilidade, ou não, da troca posterior em outros casos conforme orientado na nota fiscal.
“O Código de Defesa do Consumidor garante o mesmo preço de um bem para qualquer opção de pagamento, seja em dinheiro, cheque ou cartão de crédito”, enaltece. Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (telemarketing, catálogos, internet...) a orientação é exigir um comprovante do prazo de entrega. O consumidor tem sete dias da assinatura do contrato ou do recebimento do produto para requisitar o cancelamento. Por último, ao receber o produto, as condições da mercadoria devem ser examinadas e se estiver irregular deve-se devolver.
DÚVIDAS? Para mais esclarecimentos, o consumidor pode procurar o Procon de Içara. O serviço fica na Rua Altamiro Guimarães, 356, no centro da Cidade. O contato pode ser realizado também pelos telefones (48) 3432-5299, 3468-1489 ou no e-mail procon@icara.sc.gov.br.