logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 18/11/2021 | 16:43

Procon de Içara orienta consumidores sobre a Black Friday

Entre as sugestões está a realização de pesquisa prévia de preços

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Uma das grandes datas do varejo se aproxima, elevando as expectativas em relação às vendas de fim de ano, mas é preciso estar atento para realmente aproveitar as ofertas da Black Friday sem adquirir problemas junto com as compras. Nesse sentido, o Procon de Içara oferece orientações aos consumidores.

“Não se deve comprar nada sem a nota fiscal, que é o documento de compra com todos os dados do cliente e do produto adquirido. É a comprovação que será exigida em caso de algum problema. O consumidor também deve solicitar o termo de garantia, especificando qual o tempo de garantia daquele produto”, indica o coordenador do Procon de Içara, Renato Novelli.

“Também é muito importante avaliar os juros, comparando o valor à vista e a prazo. A facilidade no pagamento parcelado em várias vezes e com prestações baixas pode esconder altos juros embutidos”, acrescenta. Ele recomenda que o consumidor confira o produto comprado e, se possível, o teste ainda na loja, percebendo dessa forma eventuais defeitos ou avarias.

Compras on-line

No caso das compras on-line, a recomendação é redobrar os cuidados, para não cair em golpes. “Assim como nas lojas físicas o consumidor deve sempre procurar estabelecimentos conhecidos, na internet também precisa se assegurar de aquele é realmente o site do fornecedor. Muitas vezes os golpistas usam o nome de lojas tradicionais para atrair as vítimas. Também desconfie sempre de preços muito baixos”, sugere.

O coordenador cita um caso registrado recentemente em Içara, no qual o consumidor adquiriu quatro pneus para um automóvel por menos de R$ 700, bem abaixo do valor de mercado. Fez o pagamento, mas não recebeu a mercadoria.

Promoções

Renato Novelli ressalta que as promoções, como as prometidas na Black Friday, costumam atrair os clientes, mas nem sempre os produtos estão mesmo em oferta. “Por isso, o consumidor deve fazer uma pesquisa prévia, para ver se houve o desconto e realmente os preços baixaram”, salienta.

Em caso de dúvidas ou problemas envolvendo a compra de produtos ou contratação de serviços, o consumidor pode ir até o Procon, que funciona no prédio da prefeitura de Içara, no segundo piso da torre sul. Informações e orientações também são fornecidas pelo telefone 3432-5299.