logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 24/03/2022 | 12:00

Procura pelos peixes cresce em 2022

Além da Quaresma, elevação no preço da carne também contribui para novos hábitos

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Para os católicos, substituir a carne vermelha por peixes é uma tradição durante a Quaresma, sobretudo as quartas e sextas-feiras. Além do momento religioso, a elevação no preço de outras carnes também aumentou a procura por pescados e está estimulando novos negócios, como a Feira do Peixe Vivo, realizada em Içara junto à Feira da Agricultura Familiar.

“Na Quaresma é o período que a população come mais peixe e por isso estamos na feira há quatro anos. Nossa avaliação é que este ano (a venda) está melhor que no ano passado”, diz o piscicultor João Miguel Klima, que oferece tilápias para consumo, além de carpas coloridas para ornamentação de aquários e colocação em açudes.

Ao todo, a iniciativa disponibilizará cinco toneladas de tilápia e mais de 4 mil unidades da carpa. A presença na feira iniciou junto com a Quaresma e se estenderá pelas próximas sextas-feiras, até 8 de abril, além do dia 14 de abril, que antecede a Sexta-Feira Santa. Os peixes vivos ficam à disposição em caixas d’água ao lado do terminal rodoviário de Içara, das 7h às 12h.

Consumo durante o ano

Residente na comunidade de Boa Vista, Klima explica que a procura ocorre durante o ano todo, nesse caso, em sua propriedade, onde mantém um sistema de pesque e pague.

Com lojas em Içara e Criciúma, além de uma agroindústria para beneficiamento de pescados, o empresário Wagner Ortolan comenta que o consumo desses produtos aumentou também em outras épocas do ano. “Em Içara, principalmente a partir de 2016, 2017, com a abertura de peixarias, os clientes começaram a criar novamente o hábito de comer pescados”, aponta.

Esse incremento levou o empresário a investir em novos produtos. Ele trabalha principalmente com peixes frescos e limpos, com a opção de entrega em domicílio, ampliou a oferta com a abertura da primeira loja e passou a comercializar também empanados e pratos prontos congelados.

A expansão nos negócios contou ainda com a criação da agroindústria, a venda por atacado e a abertura de outra loja em Criciúma, agregando também um restaurante especializado em pratos à base de peixes e frutos do mar.