Milena Nandi
Economia | 27/01/2017 | 08:00
Produtores rurais devem revalidar notas
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
O produtores rurais de Içara devem realizar a revalidação dos blocos de notas fiscais. E já são os últimos dias para que a ação aconteça, pois o prazo termina na terça-feira. A regularização deve ser providenciada junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, na área central da cidade. O horário de atendimento é das 7h às 13h.
“Se não for realizada, os produtores rurais acabam enfrentando alguns problemas, como por exemplo, não poder mais emitir as notas”, comenta a responsável pelo setor de emissão de notas fiscais da secretaria, Franciele Oliveira. Para a regularização, não há custos para o produtor rural. “Basta o agricultor trazer o bloco de notas que não foram utilizadas até então, para dar baixa”, reforça.
Conforme Franciele, em Içara aproximadamente 2 mil agricultores têm notas fiscis cadastradas. “Há muitos produtores de morango, de verduras em geral, que acabam emitindo de 30 a 40 notas por vez, então por conta disso não podem perder este prazo. Se perderem, ficarão sem a viabilidade de emitir as notas e portanto não vão conseguir concretizar as vendas”, avisa.
A emissão de notas fiscais vai muito além das vendas dos produtos. O bloco comprova a atividade agrícola na Previdência Social. Além disso, aumenta o retorno de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Muitos agricultores conseguem se aposentar somente fazendo a comprovação através das notas fiscais”, ressalta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair D’Stefani.