Economia | 28/03/2022 | 12:06
Professores se mobilizam para audiência pública na Alesc
Encontro marcado para esta quarta-feira, às 17 horas, vai debater o processo seletivo para a contratação de ACTs na rede estadual
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promove uma audiência pública nesta quarta-feira, dia 30, às 17 horas, para debater o processo seletivo para a contratação de professores temporários para a rede pública estadual. Com a intenção de ampliar o debate, o Sinte está chamando a categoria a participar. Na regional de Criciúma, o sindicato oferece alimentação e transporte até Florianópolis aos professores que quiserem ir à reunião.
“Neste ano, o processo seletivo para os ACTs foi bastante conturbado. A primeira empresa (contratada para realizar o certame) desistiu, em função do grande volume de inscritos, quase 70 mil. Entrou outra empresa, que deu continuidade, mas surgiram vários questionamentos e erros, confusão no dia das provas”, argumenta o coordenador regional do Sinte, João Batista Pessoa.
O sindicato ainda defende a realização de modificações na legislação referente às contratações temporárias, novas chamadas do concurso promovido em 2017 e a realização de novo concurso público.
“A lei foi modificada no período da greve de 2015, quando houve a separação entre efetivos e ACTs. Até então, não havia essa diferenciação. Com a lei, os ACTs não têm direito à assistência familiar, por exemplo. Queremos que os direitos sejam novamente unificados”, explica.
“Também estamos cobrando que o Governo do Estado termine de fazer as chamadas do concurso de 2017, porque há vagas disponíveis e pessoas classificadas para ocupá-las. E que seja realizado um novo concurso para contratação de efetivos, porque hoje em torno de 60% do corpo docente do Estado são ACTs. Pela lei, quando ultrapassa 20%, o governo tem que providenciar um novo concurso”, expõe João Batista.