Economia | 18/03/2015 | 11:08
Profissionais acreditam em crescimento
com informações de Victor Peixoto, da FSB Comunicações
Compartilhar:
Para 54,3% dos profissionais brasileiros, o emprego atual oferece perspectiva de crescimento profissional para os próximos três anos. Para 42,9% a as expectativas de progresso são boas enquanto 33% consideram ruins. Os homens têm mais perspectivas do que as mulheres, enquanto funcionários de empresas multinacionais têm mais do que os de nacionais. O Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais é uma publicação da Catho. A divulgação é feita pelo site de empregos anualmente.
O levantamento de 2014 contou com 26.459 respondentes de todo o Brasil. Dentre eles, 65% estão empregados. Dentro dessa porcentagem, 35,9% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários). Quando o assunto é a motivação e a satisfação do profissional, 30,9% dos brasileiros se dizem insatisfeitos. A satisfação é realidade para 38%. Mas o dado que mais chama atenção é o das pessoas que estão em cima do muro, nem satisfeitos, nem insatisfeitos, que representa 31,1%.
Entre os motivos que geram a satisfação e motivam no ambiente de trabalho está o bom relacionamento (70,2%), possibilidade de crescimento na empresa (66,2%) e reconhecimento como um bom profissional (61,9%). “Não é novidade que grande parte dos profissionais, muitas vezes, passa mais tempo no trabalho do que em casa. Dessa forma, ter um bom relacionamento e um ambiente de trabalho agradável é essencial para manter-se motivado”, afirma o head de Pesquisa e Estratégia da Catho, Luís Testa.