logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 01/10/2013 | 16:20

Programa Empreender impulsiona facções

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Os 11 faccionistas do núcleo setorial da Associação Empresarial de Içara pretendem crescer e levar junto todo o seguimento integrado na cidade. Somente nos próximos dois anos, o investimento no aprimoramento da mão de obra e na gestão será de quase R$ 110 mil. O plano de aplicação está entre os melhores do país. A escolha pelo Programa Empreender vai render o subsídio de até 56%. Outros 22% serão aplicados pelas empresas e o restante poderá ser captado com patrocínios e o apoio da própria Acii.

"A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e o Sebrae escolheram cerca de 100 núcleos em todo o país. Este edital é aberto a cada dois anos. Agora estamos na terceira edição", aponta o consultor regional da Facisc, Marcos Paulo Santos Fortunato. "O programa de associativismo espelhado no modelo da Alemanha foi implantado primeiro em Santa Catarina. A ideia já se espalhou pelo Brasil e atualmente atinge também outros países da América Latina", aponta.

O plano de aprimoramento para os faccionistas começará já em neste mês. O primeiro passo será a realização de um diagnóstico em cada empresa. Ainda neste ano começará também a consultoria contábil e a criação do Centro de Formação Técnica para a qualificação das costureiras e mecânicos. No próximo ano terá também a participação na Feimaco (SP), certificação das fábricas e a qualificação gerencial. “O projeto foi dividido em quatro etapas. Os recursos serão liberados à medida em que forem executados. Os fornecedores receberão diretamente da Facisc. Não passará pela Acii”, enaltece.

Além das facões, os núcleos de Jovens Empreendedores e da Mulher Empreendedora também apresentaram projetos. No entanto, não tiveram aprovação por serem multi setoriais. “Estamos estudante a implantação de mais dois núcleos na cidade. Isto já foi cogitado para o ramo farmacêutico, contabilidade, construção civil e serralheria. O critério por parte das empresas é o interesse pela participação. Por parte da Acii e da Prefeitura, depende da viabilidade, quantidade de empresas, a importância e a necessidade do município”, completa.

ASSOCIATIVISMO – Atualmente a Associação Empresarial de Içara conta com 150 participantes. A contribuição mensal delas é de 5% para micro e pequenas empresas, 10% para médias e 15% para grandes. Todos os valores são calculados com base no salário mínimo. Além disso, a Acii também abriu espaço para profissionais liberais e empreendedores individuais com a participação de 3%. Em contrapartida, recebem pacotes de benefícios e descontos destinados tanto aos empresários quanto colaboradores.