Economia | 29/07/2012 | 19:42
ProJovem Trabalhador abre vagas no Rincão
Especial de Milena dos Santos, do Jornal do Rincão
Compartilhar:
O ProJovem Trabalhador está com vagas abertas no Balneário Rincão. Eis então uma oportunidade de formação para a inserção no mercado de trabalho. “Hoje o mercado está muito exigente, as pessoas tem que estar prontas para enfrentar tudo e neste momento estamos disponibilizando dois cursos para os moradores do Rincão que tem entre 18 e 29 anos e estão em situação de desemprego ou trabalham sem estar com a carteira profissional assinada”, cometa a operadora de Sistema da Adrvale, Camila Inácio da Silva.
No balneário o programa disponibiliza mais 25 vagas, sendo que 10 para Assistente Administrativo e 15 para Assistente de Aplicação em Cerâmica. As aulas do Administrativo acontecem na Escola Municipal José Réus, em Lagoa dos Freitas, nas terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 18h45. Já as aulas de Aplicação em Cerâmica, são realizadas na sede da Associação das Mulheres Voluntárias do Mirassol nas sextas-feiras à noite e nos sábados o dia inteiro.
Segundo Camila, como o programa disponibiliza vagas, os alunos interessados podem ir direto aos locais onde acontecem as aulas para fazer sua matricula. “As pessoas que se enquadram dentro dos perfis pedidos pelo programa ProJovem Trabalhador devem comparecer nos locais indicados com o RG, CPF, título eleitoral, número do PIS. Para os homens ainda, tem que ter o numero da carteira reservista. É muito importante que as pessoas aproveitem esta oportunidade, pois há um número grande de desemprego e por outro lado há oferta de trabalho, porém faltam profissionais qualificados”, relata.
Todos os alunos do ProJovem têm direito a receber até seis bolsas auxílio de R$ 100 cada uma, só que para isso precisa ter frequência de, no mínimo, 75% nas aulas do mês. “Cada parcela paga refere-se a uma carga horária de aproximadamente 60 horas, então de cada carga horária total o estudante precisa ter pelo menos 45 horas/aula de frequência”, destaca Camila. Ela lembra que o benefício fica disponível para saque por 60 dias, caso não seja feito, o dinheiro retorna para a conta do ministério.
Os jovens que residem longe do local do curso, até 1,5 quilômetros, recebem vale transporte. Todos os dias que houver aula os alunos ganham lanche. Os cursistas recebem ainda um kit contendo: duas camisetas com logomarca do ProJovem, material didático e kit estudantil contendo mochila, caderno, estojo, caneta, lápis, apontador e borracha. Os cursos terão duração de seis meses ou 350 horas/aulas com teorias e práticas. No final das atividades o município tem o compromisso de colocar alguns jovens no mercado de trabalho. Os interessados têm até o dia 14 de agosto para realizar sua matricula.