logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 24/10/2024 | 07:22

Reflexões sobre o amor ao trabalho fecham a ExpoMais 2024 com Clóvis de Barros Filho

Evento foi realizado por dois dias na Associação Empresarial de Criciúma

Especial da ExpoMais

Compartilhar:

A grande jornada de conhecimento e conexões da ExpoMais 2024 foi encerrada nesta quarta-feira, 23, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), com uma mensagem de amor ao trabalho. O professor doutor Clóvis de Barros Filho proferiu a última palestra da oitava edição e provocou o público a refletir sobre o tema.

“Quando nós pensamos em amor, o trabalho não é a primeira coisa que vem à cabeça. Lembramos dos romances, da família, da maternidade, da paternidade, da filiação, até mesmo de amores já vividos. E a palavra amor se estendeu para além das outras pessoas. Então, o amor ao trabalho é mais incomum”, lembrou.

“A filosofia se interessou pelo tema. Então, vou pegar três grandes concepções do amor e vou mostrar que as três permitem uma reflexão sobre o mundo do trabalho”, avisou Clóvis de Barros Filho antes de abordar o tema de forma muito bem humorada, provocando risadas e o engajamento do público.

Governança

O segundo dia do evento apresentado por Sicredi Sul SC, Saúde São José e Carvão+ e cocriado por entidades empresariais, instituições de ensino e poder público foi aberto pela participação on-line do executivo Alexandre Wiggers, CEO da Condor.

Em sua fala, sobre o futuro da indústria, Wiggers ressaltou o papel da governança. “Trago um olhar diferente daquilo que a maioria tem falado, com foco em governança. Acredito muito que o futuro das indústrias, principalmente aquelas familiares, passa pela mudança no modelo de gestão e por uma governança bem feita”, afirma.

“Falamos sobre isso, sobre gestão de pessoas, gestão de crise, plano e oportunidades de negócios e automação, mas o foco foi a governança, A governança bem alinhada, ajustada, organizada tende a empurrar a companhia para boas decisões”, reitera.

Economia

Proferida pelo economista Samuel Pessôa, a segunda palestra do dia abordou a economia brasileira, fazendo um resgate histórico dos cenários econômicos no país desde 1900 até os dias atuais, apontando também as oportunidades de negócios e o cenário futuro.

A programação ainda contou com espaços de Expoideas, entre outras atividades. “Estamos muito felizes com o patamar alcançado por essa edição, tanto em participação do público quanto na profundidade dos conteúdos abordados durante os dois dias de evento”, avalia Danielle Zabotti, coordenadora do projeto, responsável pela Comunicação e curadora de conteúdo e experiência da ExpoMais.

A oitava edição foi cocriada por Acic, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Prefeitura de Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai, Unesc e Unibave. “Todos os cocriadores fizeram um trabalho maravilhoso, promovendo um evento dessa magnitude e absolutamente necessário”, considera Valcir José Zanette, presidente da Acic.

Recebeu o apoio institucional da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Regional Sul Catarinense. Além de contar com diversos apoiadores e patrocinadores.

A ExpoMais foi um evento acessível, com as palestras e Expoideas contando com intérpretes de Libras, por iniciativa da Unesc. Também foi sustentável, ao receber o apoio do Recicla Junto na destinação correta dos resíduos.