Economia | 24/03/2021 | 10:26
Regional do Sinte leva para assembleia proposta de greve geral na rede estadual
Assembleia estadual da categoria ocorre nesta quarta-feira para definir os rumos da greve que até agora teve baixa adesão
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
A Regional Criciúma do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública Estadual de Santa Catarina (Sinte) pretende propor que a categoria avalie a possibilidade de uma greve geral, suspendendo inclusive o ensino remoto. A apresentação da proposta na assembleia estadual marcada para a tarde desta quarta-feira, dia 24, foi um dos encaminhamentos da assembleia regional realizada nessa terça.
“Os presentes na assembleia regional de ontem avaliaram que a greve sanitária, que está em curso, tem em sua essência a prevenção quanto ao contágio pelo Covid-19 e, nesse sentido, ela está cumprindo seu papel. Muitos defendem uma greve geral em defesa da vacina e do ensino remoto, paralisando também as atividades que estão sendo realizadas atualmente”, explica o coordenador do sindicato para a região de Criciúma, Ênio Leonardo Rocha Candido.
A adesão ao movimento iniciado no dia 8 de março, de manter apenas o ensino à distância na rede estadual, não alcançou o nível esperado. “Não teve grande adesão por duas razões. Uma que a ampla maioria dos professores são temporários e o Estado implantou um sistema de escolha de aulas que gerou muita confusão e angústia, sendo refeito, protelando as contratações, deixando as crianças sem aulas e o professor temporário sem emprego”, aponta.
“Outra situação é que logo nos primeiros dias do movimento, o Vampiro (secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro) já ameaçou sugar o salário dos grevistas, mesmo que estivessem realizando o trabalho por meios remotos, e sabemos que uma grande maioria é arrimo da família com seu salário. Mas o movimento está se mantendo, com novas adesões anunciadas esta semana. Hoje tem assembleia estadual para análise dos cenários que estão colocados”, pontua o coordenador.