logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 09/12/2016 | 08:02

Safra da melancia deve ter alta no verão

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

Além do sol e das altas temperaturas, esta época do ano também é marcada pela safra da melancia. Nas comunidades de Boa Vista, Coqueiros, Campo Mãe Luzia e Lombas Pedreiras são aproximadamente 50 hectares plantados por aproximadamente 20 famílias. E a perspectiva para a safra 2016/2017 é de que a produção seja uma das melhores dos últimos anos. A expectativa calculada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Içara é de 2 mil toneladas.

Se confirmada a projeção, a colheita vai superar a última produção, de 1,7 mil tonelada. “Começamos a colheita há cerca de uma semana e tudo está indicando uma das melhores safras que vamos ter nesses últimos anos. O tempo ajudou bastante. Seca e chuva na quantidade certa, então acreditamos que possa ser um período bom”, destaca um dos produtores, Jairo Manoel da Silveira, da comunidade de Campo Mãe Luzia.

Mesmo com excelente expectativa, o agricultor Jairo Manoel da Silveira conta que o início da colheita está sendo de frutas abaixo do tamanho considerado ideal, mas que dentro de duas semanas devem ser colhidas melancias maiores. “Essas primeiras foram plantadas um pouco cedo e acabou dando uma seca forte, que prejudicou o crescimento das frutas”, aponta. “As próximas devem vir, pelo menos a maioria, com mais de 15kg”, estima. Segundo o agricultor, o período forte da colheita e também de comercialização é de 15 de dezembro e 20 de janeiro.

Unidade de melancia a partir de R$ 15

Espaços bastante procurados pelos consumidores são os caminhões que comercializam frutas ao longo de estradas. Em Içara e em Balneário Rincão, eles costumam ficar às margens da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445) e da Rodovia Jorge Fortulino (SC-100). “A procura por melancia aumenta bastante a partir do próximo dia 20, devendo seguir desta forma pelo menos até o dia 25 de janeiro. Neste período há bastante venda, chegamos a comercializar em torno de 40 a 50 melancias por dia”, comenta o vendedor Patrick Mendel.

“Como na região as melancias são ainda pequenas, estou comercializando frutas que vêm de São Paulo, mas quero a partir da próxima semana, com a possibilidade de serem maiores, ter disponível as frutas produzidas em Içara”, relata o vendedor com caminhão instalado próximo à Polícia Militar, em Vila São José. Atualmente, a unidade é comercializada a partir de R$ 15. “Aqui que se produz mais em dezembro e janeiro, mas no Brasil há produção durante o ano inteiro, por isso a gente sempre tem para vender”, justifica.