Economia | 31/12/2023 | 17:39
Safra da uva 2024: boa qualidade da uva deve compensar quebra na produtividade
Vinicultores do Vales da Uva Goethe se preparam para a colheita em janeiro
Redação | com informações de Janine Limas
Compartilhar:
Os produtores da região do Vales da Uva Goethe preparam a colheita. A safra 2023-2024 enfrenta alguns desafios devido a condições climáticas adversas, marcadas por muita chuva e umidade. A influência do El Niño causou perdas na produtividade em relação à última safra. “Vamos começar a colher após o dia 15 de janeiro. Estamos prevendo uma perda de 30 a 40% esse ano devido às chuvas, mas estamos otimistas porque a qualidade do fruto está muito boa”, destaca o presidente da Progoethe, Guilherme Facanali Bianchini, sócio-administrador da vinícola Quarezemin, em Içara.
No Vales da Uva Goethe, são quase 50 hectares plantados, sendo que a região é a única que cultiva essa variedade típica e rara. O pesquisador da Epagri Emilio Della Bruna, explica como as condições climáticas adversas influenciaram a safra. “Foi um ano atípico, com um inverno muito quente e com muita chuva principalmente durante a floração e tudo isso prejudicou a produtividade. Na produção de niagara rosada, a quebra foi ainda maior, chegou a 85%, dos 300 hectares cultivados na região”, completa. A expectativa é que o sol e o calor neste período que antecede a colheita contribua para a boa maturação dos frutos.
Cada vinho é único, e o vinho Goethe, além de único, é típico e raro, produzido apenas na região do Vales da Uva Goethe. Entre as diversas razões que tornam cada garrafa tão especial está o selo de Indicação Geográfica, o primeiro conquistado por Santa Catarina. O clima é um dos fatores que está presente no terroir das garrafas. O terroir é um conjunto de fatores, como clima, topografia, geologia, castas, e também a cultura, história, tradição e ao saber fazer regional. A maior parte da uva Goethe é destinada para a produção do vinho, e as vinícolas que não possuem parreirais próprios, compram a fruta de produtores da região.