Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 24/11/2016 | 13:00
Safra do morango cresce mais de 33%
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A safra do morango cresceu 33,33% neste ano em Içara. No caso da propriedade de Alcino Budny, isso significa um salto de 15 para 20 toneladas. São 400g por planta. "Mantivemos a mesma quantidade de área plantada, mas o rendimento e a qualidade aumentou devido ao tempo mais frio e seco", indica o produtor orgânico da comunidade de Espigão, em Içara.
“Os morangos são irrigados na raiz. Quando há muita chuva a planta fica mais suscetível a doenças. Por isso o tempo seco ajuda. A temperatura mais baixa a noite também contribui”, acrescenta. “O preço já variou, conforme a oferta, de R$ 12 a R$ 15 por quilo. O pico na produção ocorre sempre na primavera”, revela com a previsão ainda de colheita até dezembro.
Alcino trabalha com o cultivo de morango há 12 anos. Além do fruto, produz hortaliças. Tudo orgânico. O segredo para o afastamento do uso de agrotóxicos está no revezamento do solo e na dedicação junto com a esposa Margareth Sorato Budny. O casal chegou a trabalhar com fumo. Mas devido ao desconforto com os pesticidas, preferiu o cultivo agrícola de forma mais natural.